Reformulação do Código Florestal

Apesar de concordar que o Código Florestal Brasileiro é antigo e necessita de reformulações, é impossível concordar com os absurdos propostos pelo digníssimo Sr. Aldo Rebelo (PCdoB). Um dos itens propostos foi a redução da faixa de mata ciliar de 30 para 15 metros em cursos d’água de até 10 metros de largura. Vamos analisar este tópico em específico:

É fácil encontrar atualmente rios e córregos, diga-se de passagem, com menos de 10 metros de largura, com atividades chegando às margens do leito. Às margens mesmo, tanto construções, quanto várias formas de atividades, como agricultura, pecuária, enfim. Nâo é necessário procurar muito. Esporadicamente pode-se encontrar ainda mata ciliar nestes leitos, no entanto, a faixa marginal é bem menor / reduzida do que o estipulado pela lei nº 4771/65.

perícia ambiental

Se hoje, que o código florestal estabelece 30 metros, o limite NÃO É CUMPRIDO por muitos (digamos maioria), como ficaria com a redução para 15 metros? O pessoal irá literalmente adentrar o rio, assorear, aterrar, enfim?

De qualquer forma, eu não duvido!

A argumentação é que necessita-se de maior área para o cultivo agrícola, tão impressindível para o desenvolvimento do país. Questiona-se: O Cerrado brasileiro, em 2004, já havia perdido 57% de sua área total com o desmatamento e a estimativa é que esteja totalmente acabado em 2030. Não estamos falando apenas de perder um dos principais biomas do Brasil, mas também o local onde encontra-se as nascentes dos principais rios do Brasil, como a bacia do São Francisco, o abastecimento do PANTANAL, e da bacia Amazônica, já que o bioma é considerado a caixa d’água de 1,5 mil cidades para 11 estados brasileiros.

Acredito sinceramente que não há desculpa plausível que justifique as alterações absurdas propostas para o código florestal e que há muitos alimentos sendo jogados fora, por apodrecimento, não faltando, portanto, terras para produzi-los. O que sobra muito hoje no país é a ganância dos que estão no topo da pirâmide social.


One thought on “Reformulação do Código Florestal

  1. Bom dia Regisllane primeiro parabens pela sua formação (Gestora. Auditora, Perita e Escritora) muito bom, quando pesquisei e encontrei o seu manual na internet não pensei duas vezes ja o adquiri, e agora vendo os posts a seu respeito fico ainda mais admirado pelo material, espero poder contar com voce sempre que precisar e desejo a voce toda sorte do mundo na sua lida, nunca desista tente, é o que eu venho fazendo nos meus dias, tentando e não desistindo, mais uma vez muito obrigado e estarei sempre buscando algo no seu site, parabens.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− cinco = 0